CSTV - Card Sharing

CSTV - Card Sharing


    DICAS PARA APONTAMENTO DE ANTENAS

    Compartilhe

    Admin
    Admin

    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 12/07/2010

    DICAS PARA APONTAMENTO DE ANTENAS

    Mensagem  Admin em Ter Jul 13, 2010 4:49 am

    Prezado membro, o proposito deste tópico é facilitar a instalação e a configuração do seu deco, portanto leia de forma informativa e realize as dicas descritas aqui a fim de lhe ajudar a instalar vc mesmo sua antena. Sucesso

    CONCEITOS BÁSICOS PARA APONTAR UMA ANTENA:

    Elevação – Para quem usa o DishPointer:

    Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point, que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”.

    No caso das antenas “OffSet” (ovaladas), os graus de inclinação devem
    ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus, uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola, ou seja, o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNF na frente fazendo sombra.

    Para aqueles que quiserem confirmar, basta abrir o DishPointer e deixar a seta do mouse sobre a palavra “Elevation” que está abaixo do título “Dish Setup Data”. Abrirá uma janela explicativa.

    Azimute (deslocamento lateral) – Prumo do suporte da antena:

    É muito importante que, ao se iniciar a instalação de uma antena, o cuidado para que o segmento da haste curva que vai suportar o prato fique perfeitamente na vertical, qualquer que seja o ponto de vista. Isso vai permitir que, uma vez ajustada a elevação, se gire o prato em busca do azimute, sem que este giro corresponda a uma alteração na elevação. A título ilustrativo e a “grosso” modo, se tivermos o suporte do prato inclinado, o giro descreveria uma trajetória na “mira” que poderia variar terra-céu-terra (eu disse “grosso” modo, lembram? rsrs)

    Claro que a não observância dessas premissas não vão impedir que se localize o satélite por diversos outros métodos. Mas a observância, com certeza, vai atrasar muito o aparecimento de cabelos brancos. Já imaginaram a cada deslocamento lateral ter que reajustar a elevação?....

    _________________________________________________________________________________

    CONFIGURAÇÂO DO RECEPTOR PARA RECEBER O SINAL DO SATÉLITE MãeZOna:
    A - Vamos inserir uma TP ativa (em funcionamento): Menu > Instalação > Editar TP/Satélite > OK > Modificar Satélite > OK >Adicionar TP > OK > Digite a Frequência (TP) 11055 > OK > Digite o Simbol Rate (SR) 288888 > OK > Coloque a Polarização em Horizontal > Fec em Auto > Back > Exit.

    B - Depois de inserida a TP, configure o receptor da seguinte maneira:

    Menu > Instalação > ajuste de Antena
    Satélite > MãeZOna
    Frequência do LNB > Universal
    22 KHZ > Auto
    Comutador 0/12V > 0V
    Alimentação LNB > Ligado
    Frequência TP > 11055 (Selecione a TP que inserimos)
    Opções do Motor > Desligado
    Modo de Busca > NIT.

    C - Pronto seu receptor está Configurado para receber o sinal do Satélite MãeZOna.

    _________________________________________________________________________________________


    APONTAMENTO DA ANTENA:

    A - Instale (conecte a Tv no receptor e na Antena e ligue-os próximo a Antena) Vai servir de monitoramento para seu progresso.
    B - Com a Antena Fixa e o Pé aprumado aponte a antena para o Norte ( Dá para tirar base nas Antenas Parabólicas comum, aquelas teladas, posicione a Antena um pouco a Direita destas). coloque o LNBF as
    6:30 horas aproximadamente, conforme foto abaixo.
    C - Ligue o Receptor e a TV, clique em Menu > Instalação > confira se está correto o satélite MãeZOna
    selecionado e a TP que Inserimos (11055), senão selecione.
    D - Usando de base a imagem (Menu > Ajuste de Antena > OK), verifique as barras de progresso acima
    (qualidade e Força), provavelmente elas ainda estão em vermelho.
    E - Bem lentamente, é bem sensível, mova a antena da direita para a esquerda e da esquerda para a
    direita (Azimute), como se estivesse pintando um grande retângulo no céu, e a cada pincelada abaixe um pouquinho (elevação), Fique de olho nas barras de progresso que o receptor gera e quando ficar elas verde, é sinal que encontrou alguma coisa, faça um ajuste fino na antena e no LNBF (girando o LNBF, no sentido horário e antihorário) até conseguir o máximo de ganho nas barras. Aperte todos os parafusos.
    F - Agora vá em Menu > Instalação > Ajuste de Antena > Lá em baixo Modo de Busca > Nit > OK.(será feita a busca de canais e TPS). Se não entrar todos os canais faça uma busca cega.
    G - Coloque no Canal Discovery Kids, se nâo estiver florindo e estiver codificado, deixe ligado nele de 5 a 10 minutos para florir.
    H - Se não estiver entrando todos os canais satisfatoriamente, clique em sinal, usando um canal fraco de base e faça um ajuste fino na antena e LNBF para maior ganho.

    O seu Receptor e sua Antena estão prontos para o uso.
    Você tbm pode usar a tp 11175H 28888´para apontar sua antena...


    Veja a posição do LNBF.




    _________________________________________________________________________________________

    DICAS PARA FAZER UMA BOA SINTONIA FINA...

    Pressupondo, é claro, que o cabo seja de boa qualidade (desejável RG6), e as conexões estejam boas e confiáveis:

    1-Leve para o telhado, ou seja lá onde for que a antena esteja, o seu deco (com o controle remoto), uma TVzinha, um pedaço adequado de cabo coaxial com conectores nas pontas, ferramentas próprias, fita isolante e um lápis;

    2-Certifique-se de que a haste que suporta a sua parábola, esteja na vertical.

    3-Faça com que a braçadeira que suporta o LNBf fique só com "meio aperto", para facilitar a regulagem;

    4-Conecte, antes de ligar qualquer coisa, o LNBf ao deco e ele à TVzinha. Use aquele pedaço de cabo lá do ítem 1. Ligue tudo e sintonize, desses canais que você pega "meio ruim", aquele que pega pior e abra a opção "Info", que é para aparecer as barras de progresso do seu sinal;

    5-Ajuste da elevação e do azimute: Sem afrouxar nenhum parafuso, ainda, e imaginando que a parábola seja um relógio, posicione uma mão no 6 e outra no 12 e "force" (no sentido brando da palavra...) para cima, para baixo, sempre de olho na barra de progresso que está lá na telinha. A mesma coisa com as mãos no 3 e no 9, para a esquerda e para a direita... Isto certamente vai te dar uma pista do que deve ser "mexido" primeiro, se a elevação ou o azimute (deslocamento lateral), ou só um deles. Então voce afrouxa só aqueles parafusos afins, e faz a correção. Repita o procedimento após o reaperto, para ter certeza de que não há mais nada a fazer nesse aspecto.

    6-Ajuste da Polaridade: Com deslocamento milimétrico e de olho na TV, gire o LNBf (lembra que ele não está apertado?) num sentido e noutro, até definir o melhor ponto. Marque com o lápis a braçadeira e o LNB para não perder essa posição. Não aperte o LNB ainda...

    7-Ajuste do Foco: O LNB tem um "pescoço" que não é lá muito grande, mas suficiente o bastante para fazer o ajuste do ponto ideal de "foco" - o ponto mais aproximado possível, para não dizer exato - que é para onde convergem todos os sinais refletidos pela parábola. Ora, com a frequecia que estamos lidando, este ponto pode ser - pentelhésimamente - mais para a frente ou para trás. Desloque, então, o LNB como se fosse uma objetiva "Zoom", e fique de olho na barra de progresso que está lá na TV...

    8-Achou o ponto ideal? Então confira a marca a lápis feita anteriormente (item 6), e aperte os parafusos da braçadeira.

    9-O sinal ficou bom, como é a média da sua região? OK, desligue tudo, desconecte tudo e reconecte o cabo "oficial" ao LNBf e, para evitar infiltrações, passe fita isolante sobre a conexão, tão rente ao LNBf quanto possível, vindo até sobre o cabo ( a fita é barata rsrsrs). Pronto.

    10-O sinal não ficou bom? Muito longe daquilo que você imaginava? Então... passe um pouco de protetor solar e comece tudo novamente. É mais ou menos assim. Às vezes funciona na primeira tentativa, outras vezes é na 2ª ou terceira.

    LISTA DE SITES ÚTEIS:

    Apontamento: http://www.dishpointer.com/

    Lista de tps e canais: http://www.exploradoresdesatelites.com/ ... p?sat=2990


    FONTE: AZSAT


    Última edição por Admin em Ter Jul 13, 2010 3:01 pm, editado 2 vez(es)

      Data/hora atual: Qua Nov 21, 2018 5:43 pm